Blog

água mineral em lata

Água mineral em lata é realmente uma opção sustentável?

‍A água mineral em lata tem se tornado cada vez mais popular no mercado, sendo apresentada como uma alternativa moderna e mais sustentável em comparação à água vendida em garrafas PET. No entanto, é importante questionar se essa é realmente a melhor escolha quando se trata da preservação do meio ambiente. Neste artigo, vamos analisar as vantagens e desvantagens das latas de alumínio em relação ao plástico PET, levando em consideração o ciclo de vida de cada material. Vantagens das…

Leia Mais
reciclagem de plástico

Como a reciclagem de plástico contribui para um ar mais limpo

A tecnologia avançada oferece a oportunidade de reaproveitar os resíduos plásticos e ajudar a sociedade na formação de um futuro mais limpo e sustentável. Em vez de tratar os plásticos pós-uso como resíduos, essas tecnologias inovadoras estão transformando os plásticos usados em novos produtos valiosos. Isso ajuda a impedir que mais resíduos plásticos acabem nos oceanos e aterros sanitários, além de reduzir o uso de energia e recursos baseados em combustíveis fósseis, o que evita a emissão adicional de gases…

Leia Mais
copos de papel

Copos de papel são prejudiciais ao meio ambiente

Quando se trata do debate entre papel e plástico, muitos ambientalistas considerariam o papel como o vencedor. No entanto, a composição do copo de papel impede a sua biodegradação, compostagem ou reciclagem, o que torna o resíduo mais um problema para a natureza. Quantos copos de café de papel são produzidos a cada ano? Quando você opta por um copo de papel para tomar o cafezinho pela manhã, acredita que está fazendo uma boa escolha em prol da preservação do…

Leia Mais
Mãos segurando saco de bio-plástico

A verdade sobre os bioplásticos

Bioplásticos são considerados uma opção mais sustentável, porque teoricamente têm maior  potencial de degradação do que os plásticos tradicionais. Mas isso é realmente verdade? Para entendermos melhor, é importante compreender os conceitos “degradável” e “biodegradável” e “compostável”, conhecer os tipos de bioplástico existentes e quais impactos ao meio ambiente o material pode provocar. Tipos de plástico de acordo com a degradação Os plásticos podem ser considerados degradáveis, biodegradáveis ou compostáveis, dependendo das condições necessárias para que esse processo ocorra. Degradável…

Leia Mais
plastico compostável

Plástico compostável não é um material ecológico

Ao ver um produto compostável, você pode concluir que se trata de algo positivo para o meio ambiente, certo? Bem, o material não é tão inofensivo quanto parece. Tanto que algumas estações de compostagem nos Estados Unidos não aceitam mais plásticos compostáveis. Quando falamos em algo compostável, a ideia é que o resíduo se biodegrade naturalmente quando depositado na terra, como acontece com restos de alimentos. Mas os impactos ambientais das embalagens compostáveis são debatidos até hoje. Em 2019, as…

Leia Mais
canudos de papel

Substância química prejudicial à saúde é encontrada em canudos de papel

Os canudos de papel foram apresentados como uma alternativa mais sustentável em comparação ao plástico, mas alguns estudos comprovaram que essa opção está longe de ser a ideal.  Cientistas na Bélgica testaram recentemente dezenas de canudos de supermercados, lojas de varejo e restaurantes fast-food no país e descobriram que a maioria continha PFAS ― uma família de produtos químicos sintéticos usados na fabricação de produtos de consumo graças à resistência a manchas, gordura e água. Os resultados foram publicados na…

Leia Mais
embalagens circulares

Os 3 principais desafios para a introdução das embalagens circulares

As embalagens circulares são apontadas como uma solução sustentável e que resolveria o problema de resíduos plásticos. No entanto, ainda não é uma prática recorrente entre empresas e consumidores, que continuam recorrendo ao vidro e ao papel como alternativa, materiais que apesar de reutilizáveis, apresentam um impacto ainda maior ao ambiente. Afinal, o que atrapalha a introdução maciça às embalagens plásticas circulares? Acompanhe o post para entender melhor o assunto 1. O que está escondido por trás de toda a…

Leia Mais
plástico gases efeito estufa

Como o plástico pode reduzir a emissão de gases de efeito estufa

Já abordamos em outros artigos como o plástico é uma opção mais sustentável para o meio ambiente, graças à sua alta resistência e leveza. Um dos impactos positivos do material é a menor emissão de gás carbônico ao ser transportado. Mas o plástico também ajuda a reduzir a emissão desses gases de outras maneiras, e uma delas está ligada ao aquecimento das casas. Nas regiões mais frias dos Estados Unidos, são utilizados sistemas de aquecimento para trazer maior conforto e…

Leia Mais
reciclagem avançada

Reciclagem avançada: saiba mais sobre o assunto

A reciclagem avançada está abrindo novas possibilidades em relação à reutilização dos plásticos em novos propósitos, Com as novas tecnologias, é possível reaproveitar uma quantidade muito maior de plástico, o que traz consequências positivas como o impulso a novos modelos de negócios que são bastante promissores para o meio ambiente. Como se trata de algo recente e que impacta a vida de todos, é natural que surjam várias dúvidas. Neste artigo, vamos trazer respostas das questões mais comuns. O que…

Leia Mais
plastico papel

A verdade sobre o impacto ambiental: plástico versus papel

Os consumidores estão cada vez mais engajados nas questões ambientais e procuram adotar práticas sustentáveis. Diante desse comportamento, é importante entender o ciclo de vida das embalagens de qualquer material, para que a escolha seja feita com consciência. De acordo com o relatório “The Future of Flexible Packaging to 2024“, há uma crescente pressão pública sobre os proprietários de marcas e varejistas para reduzir o impacto ambiental das embalagens. Os proprietários de marcas estão respondendo a essas preocupações com a…

Leia Mais
Sobre nós

O Movimento Verdade Sustentável é uma organização sem fins lucrativos que trabalha a conscientização da população brasileira sobre importantes questões ambientais. Queremos promover a informação e a mobilização da população para ações concretas que tenham um impacto positivo no mundo em que vivemos.