Quando se trata do debate entre papel e plástico, muitos ambientalistas considerariam o papel como o vencedor. No entanto, a composição do copo de papel impede a sua biodegradação, compostagem ou reciclagem, o que torna o resíduo mais um problema para a natureza.
Quantos copos de café de papel são produzidos a cada ano?
Quando você opta por um copo de papel para tomar o cafezinho pela manhã, acredita que está fazendo uma boa escolha em prol da preservação do meio ambiente. Mas alguns dados vão fazer você mudar de ideia: são produzidos cerca de 16 bilhões de copos de papel por ano, o que representa a derrubada de 6,5 milhões de árvores, o uso de 4 bilhões de galões de água e consumo de energia suficiente para abastecer 54 mil casas.
Os copos de café de papel são recicláveis ou compostáveis?
Por serem feitos de papel, você pode equivocadamente pensar que pode reciclar copos de papel. Mas os copos de café conseguem conter líquidos quentes porque geralmente são feitos com papel revestido de plástico.
Nos Estados Unidos e ao redor do mundo, a maioria dos programas de reciclagem NÃO é capaz de processar copos ou recipientes revestidos de plástico. Porque os revestimentos de plástico contaminam o material de papel pós-consumo, cerca de 99,75% dos copos de café não podem ser reciclados.
Embora o papel por si só possa ser compostado, esse revestimento de plástico torna isso impossível. E para quem acredita que basta tirar o plástico para resolver o problema, aqui vai uma outra notícia: sem esse revestimento, provavelmente o café ou chá iria vazar e rasgar o papel. Ou seja, um copo feito apenas de papel é impossível de ser utilizado.
Alternativa aos copos de papel
Bem, se o copo de papel não é nada gentil ao ambiente, qual a solução para o problema? O que muita gente ainda não sabe é que, quando os copos de plásticos são descartados corretamente, podem ser reciclados.
Enquanto um copo de papel contamina a reciclagem, um copo de plástico, juntamente com outros plásticos do mesmo tipo, pode ser reciclado sem qualquer problema e transformado em outro objeto útil, como um novo copo de plástico, um pote, um brinquedo, componentes para eletrônicos … as possibilidades são muitas.
Portanto, a melhor alternativa continua sendo o copo de plástico, mas aliado à conscientização. Com a separação e coleta adequada, esse plástico descartável pode ser reutilizado e transformado em diversos materiais importantes para a nossa vida em sociedade.
Isso significa a redução da extração de materiais fósseis, menor consumo de materiais não renováveis, além de um passo a mais em direção à economia circular.
Fonte:
https://www.goodstartpackaging.com/paper-coffee-cups/
https://www.greenmatch.co.uk/blog/2015/06/the-effects-of-paper-coffee-cups-on-the-environment