Sem dúvida, copos descartáveis trazem enorme praticidade no dia a dia dos seus usuários, e grande economia de água para o meio ambiente por não serem lavados após serem utilizados.

Mas existem diversos tipos de copos que podem ser escolhidos. Os mais comuns são os copos de plástico e os de papel.

Para eleger o material mais sustentável, deve-se analisar o ciclo de vida do produto, ou seja, o impacto ambiental que cada material representa, desde a fabricação da matéria-prima até o descarte do copo.

Afinal, que tipo de copo escolher? 

Apesar de o copo de papel se decompor mais rapidamente que o de plástico, a escolha não é tão óbvia quanto parece. Existem fatores ambientais a serem considerados:  

É adicionada uma película plástica nos copos de papel  

As pessoas pensam que copos de papel são ecológicos por serem feitos a partir da celulose, que é um recurso renovável.

O que pouca gente sabe é que a maioria dos copos de papel é revestida com um plástico de polietileno, usado para impedir que o líquido vaze no papel.

Essa película plástica não reduz a compostabilidade do papel, porém ele deixa de ser completamente biodegradável. Para que o copo de papel deixe de existir, ele precisa ser descartado em um local de compostagem. 

A fabricação de copos de plástico é mais ecológica 

O processo de fabricação de copos de plástico gasta menos recursos e é mais ecológico do que o processo de fabricação de copos de papel.  

Um estudo holandês mostra algumas vantagens na fabricação de copos de plástico em relação aos copos de papel: 

  • Economiza 42% de água e 17% de energia, caso tenham o mesmo peso. Como copos de plástico são mais leves, o seu benefício é ainda maior;
  • Economiza 22% de petróleo, se considerada toda cadeia logística entre a produção da matéria prima e a disponibilidade do copo. Copos de papel são mais pesados e são produzidos, via de regra, na China.
  • Não exige o uso produtos químicos que possam prejudicar a água, caso esses resíduos não sejam descartados adequadamente; 
  • Não requer o corte de árvores. 

É verdade que os copos de papel possuem a vantagem de se decompor mais rapidamente, mas lembre-se que isso só ocorre quando os mesmos são compostados do modo correto.

Como o apelo ecológico para soluções em papel é grande, algumas pessoas começaram a utilizar copos de papel. Mas o fato é que o impacto ambiental do uso de copos de papel é muito superior ao impacto dos copos plásticos. 

O melhor copo é aquele que é reciclado 

No fim das contas reciclar os copos feitos com plástico faz muito mais sentido do que fabricar novos copos de papel. 

É preciso considerar que os produtos feitos com papel exigem grande quantidade de matéria prima, além de água e energia para a sua produção. Fora que esse processo de fabricação também cria muitos resíduos. 

Copos plásticos precisam de quantidade menor de matéria prima, água e energia para serem produzidos, e ainda são mais fáceis de se reciclar.